Ainda à boleia do Dia Internacional da Mulher, a sala azul debruçou-se numa das MULHERES que marcam a história do sufrágio feminino…e é portuguesa. Carolina Beatriz Ângelo.

Partindo da obra de Literatura para a Infância “Portuguesas com M GRANDE”, de Lúcia Vicente e ilustrações de Cátia Vidinhas, escolhemos a médica, feminista e sufragista Beatriz Ângelo.

Leu-se o texto sobre a feminista e iniciou-se uma conversa sobre o acto eleitoral, para que serve, a quem se destina, como se identificam os eleitores, quem deve e tem direito a votar.

Mostrou-se um curto filme sobre a médica e sufragista, reflectiram sobre a importância do acto de Beatriz Ângelo, escreveram sobre ela e, posteriormente, convidaram-se as crianças e elaborar o seu Cartão de Eleitor – à moda antiga!Houve o espanto de muitas crianças em saber da luta das sufragistas. Alguma revolta perante a injustiça.

A sensação do dever cumprido, diante do heroico acto de Beatriz.Houve quem se espantasse com o facto de algumas pessoas, agora, não irem votar… “Depois de tanto esforço…”, Centenário Voto Carolina Beatriz Ângelo.

A democracia é do interesse das crianças. Vive-se a cada dia. Em todos os pequenos actos.

Que sejamos decisores, no que à nossa vida diz respeito. Sempre!