APACCF é uma instituição de utilidade pública, não governamental, fundada, em 1985, pelos Professores da Escola Básica nº 9 Casal das Figueiras como resposta a problemas de insucesso escolar e de exclusão social. Desde logo a comunidade escolar diagnosticou que a questão do insucesso provinha dos problemas sócio-culturais do bairro.

Face a esta problemática a Escola partiu do princípio que era necessário actuar e envolver todos os seus intervenientes. Assim sendo, a via para o sucesso escolar passava não só pela escola, mas também pela instituição “família” e pelos recursos disponíveis na comunidade local, pois, segundo ela “a questão da educação interessa a todos, sendo ponto assente que esta tarefa é da responsabilidade de todos os elementos intervenientes no processo educativo da criança”.

Foi na base desta premissa que os professores desta Escola constituíram a APACCF, tendo como objectivo ”desenvolver actividades que, por um lado, conduzissem à promoção pessoal e cultural das crianças (e jovens) e, por outro, provocassem uma intervenção junto das famílias e população em geral no sentido de contribuir para uma mudança de atitudes e comportamentos, face à educação destas crianças.

Bairro do Casal das Figueiras – Setúbal

Parcerias da Associação APACCF

É de notar que desde a sua ascensão, a APACCF, defende a prática de uma intervenção comunitária, a ser implementada em articulação com parceiros locais e governamentais, dos quais se destaca:

• Centro Distrital Segurança Social de Setúbal (CDSSS)
• Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)
• Câmara Municipal de Setúbal (CMS)
• Ministério da Educação – DREL – e Ministério da Saúde
• Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT)
• Instituto Português da Juventude (IPJ)